Apresentação

Há 19 anos, o site Vida Econômica  tem como missão promover informações, instrumentos e alternativas para enfrentar uma realidade econômica com inúmeros  produtos financeiros que cobram as maiores taxas de juros do mundo.

Assim, o Vida Econômica inova seu layout  e as informações sobre finanças pessoais, educação financeira, economia e destaca temas da atualidade. Nessa linha, abre caminho para ampliar a visão e o conhecimento sobre os males nefastos causados pelos juros elevados na economia do país e na vida das pessoas.

O desconhecimento dos elevados juros cobrados nos financiamentos, no cartão de crédito e nos outros produtos financeiros é uma ameaça perigosa e permanente para as finanças pessoais e um dos maiores desafios da educação financeira. Estudo e pesquisa sobre gastos familiares já mostraram que os brasileiros chegam a gastar na média cerca de 30% do seu orçamento com juros.

Para enfrentar esse obscuro e assustador cenário, o Vida Econômica valoriza sua missão ao  atualizar o conteúdo e a divulgação do livro digital Guia dos Juros – O poder do seu dinheiro, que é um verdadeiro manual de sobrevivência para organizar o orçamento e enfrentar os juros elevados, que reduzem a renda do brasileiro e multiplicam as dificuldades que levam ao endividamento e à inadimplência.

Reconhecido como uma publicação de alta qualidade técnica, inédito, útil e prático para o ensino do cálculo dos juros compostos, o Guia dos Juros é de autoria dos fundadores do site Vida Econômica, Miguel de Oliveira e Vicente Teixeira.

Participar do site Vida Econômica é promover o Guia dos Juros e investir na educação financeira e no consumo de juros baixos e competitivos, divulgados de forma correta, que respeitem os direitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor – CDC e sejam capazes de fomentar um mercado de consumo que favoreça a cidadania e o crescimento econômico.

Miguel José Ribeiro de Oliveira

Miguel José Ribeiro de Oliveira marca regularmente a sua presença na mídia com informações que orientam as finanças pessoais  e esclarecem as distorções na área de juros. É autor e coordenador da pesquisa de juros da Anefac, o primeiro estudo sobre juros cobrados ao consumidor no Brasil, tornando-se precursor do debate sobre a sua influência na economia e no orçamento familiar. É presidente da Ribeiro de Oliveira Consultores e Associados, consultor financeiro e âncora do site Vida Econômica. 

Foi diretor financeiro de grandes empresas e, entre outros trabalhos técnicos, é coautor do Guia dos Juros – Entenda de Economia Como Você Entende de Futebol, lançado em 1996, e do livro digital Guia dos Juros – O poder do seu dinheiro, em 2011. Nessas publicações pioneiras, criou as tabelas de cálculo de juros compostos das operações de crédito.

Em 1997 e 1998, prestou consultoria técnica à Secretaria de Defesa Econômica de São Paulo e contribuiu com suas pesquisas e informações junto ao Banco Central. Foi presidente da Anefac, em 2005, e presidiu como membro fundador a Comissão de Economia, Banking e Finanças da entidade, onde também coordenou durante 10 anos o Conselho Editorial da Revista Anefac.

Pelo conjunto do seu trabalho e pelos relevantes serviços prestados à comunidade, recebeu inúmeras homenagens e prêmios das mais diversas entidades. Recebeu o prêmio Profissional Técnico do Ano da Anefac de 1998, eleito pelos associados.

Vicente de Paulo Pinto Teixeira

Vicente Teixeira propõe o Guia de Juros nas escolas, faculdades, empresas e entidades de classe, promovendo a sua importância nos projetos de educação financeira. É coautor e editor do Guia dos Juros – Entenda de Economia Como Você Entende de Futebol e do livro digital Guia dos Juros – O poder do seu dinheiro, que são as únicas publicações do país a ensinar o cálculo dos juros compostos de maneira simples e prática, com mensagem de orientação do consumidor.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, responde pela comunicação do site Vida Econômica. Diretor da Ideia Editora e Assessoria de Comunicação, editou e foi colaborador de vários jornais e revistas especializadas.

Como assessor de imprensa, prestou serviços para grandes empresas e coordenou a divulgação da pesquisa de juros da Anefac. Esse projeto foi desenvolvido desde 1995, quando a pesquisa surgiu no País, até saltar das páginas do Jornal da entidade para gradativamente atingir as manchetes e colunas mais relevantes da maioria dos grandes jornais e revistas.

A divulgação da primeira pesquisa de juros ao consumidor do país conquistou o horário nobre dos principais telejornais do país, com repercussão inclusive internacional, como em 98, quando o escândalo dos juros abusivos atingiu emissoras como a CNN. Foi responsável durante 15 anos pela criação e edição do Jornal e da Revista Anefac, desde o lançamento da publicação em formato de Jornal em 1989 até dezembro de 2005.

Pelo conjunto do seu trabalho e pelos relevantes serviços prestados à comunidade, recebeu quatro vezes o Prêmio Reconhecimento Anefac, de 1998 a 2001.