Guia de sobrevivência financeira em tempos de pandemia
O Guia de sobrevivência em tempos de pandemia apresenta um “um plano de guerra” para quem está sem trabalho, sem renda e sem reserva.
Idealizado, criado e produzido pelo jornalista responsável do site Vida Econômica, Vicente de Paulo Pinto Teixeira, o guia também apresenta os perigos dos juros elevados e absurdos e as alternativas para quem está nesta situação extremamente vulnerável e, claro, deve servir para a defesa das finanças pessoais do consumidor, independente da sua situação financeira.
O “plano de guerra” foi sugerido pelo presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, destacado na primeira parte do vídeo.
Na segunda parte, as orientações são tiradas do Guia dos Juros, a primeira publicação do país que ensina de maneira simples e prática o cálculo dos juros compostos dos financiamentos, uma técnica que sempre foi privilégio dos especialistas financeiros.
Assim, apresenta as orientações de Miguel José Ribeiro de Oliveira, autor desse método simples de cálculo de juros compostos. Âncora do site Vida Econômica e ex-presidente da Anefac e Contabilidade, Oliveira é autor da primeira pesquisa de juros do Brasil.
A onda da educação financeira no país. Perspectiva e esperança.
A educação financeira deixou de ser uma escolha.
Neste vídeo avaliamos a decisão do Ministério da Educação de tornar obrigatório os conteúdos da educação financeira nas redes de ensino fundamental e médio do país.
Destacamos também a pioneira campanha realizada do site Vida Econômica desde a sua fundação há 20 anos em prol da educação financeira e a promoção da importância do Guia dos Juros nessa área para os estudantes e consumidores que pagam as maiores taxas de juros do mundo.
Para conhecer nosso projeto de educação financeira ou adquirir o Guia dos Juros envie seu e-mail para ideia@vidaeconomica.com.br ou vidaeconomica19@gmail.com.
Aumento impressionante de fraudes, golpes e ataques financeiros durante a pandemia
05/11/2020
Alerta ao mundo digital. Levantamento recente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou o crescimento impressionante de tentativas de fraudes e golpes contra os brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Entre outros, aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing – que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos. O festival de ataques no período da quarentena aponta alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. Acompanhe o vídeo dedicado ao levantamento sobre os ataques financeiros durante a pandemia. Acompanhe. Produção: a fonte das ilustrações utilizadas no vídeo são do seguinte site: www. freepick.com. Como agradecimento, os links estão inseridos no final do vídeo.
Juros compostos são muito poderosos
17/09/2020
O sistema de capitalização utilizado nas transações comerciais e financeiras é o do juro composto. Este vídeo demonstra que os juros compostos são muito poderosos e capazes de enriquecer ou empobrecer as finanças pessoais. Para aprender e dominar o conhecimento sobre os juros compostos dos financiamentos de uma maneira simples, prática e sem frescura, o Guia dos Juros – O poder do seu dinheiro de 2020 pode ser adquirido no seguinte link: https://bit.ly/2ZKx8l0
Juros altos e dificuldades para prorrogar dividas
19/04/2020
Empresas e pessoas físicas têm enfrentado dificuldades para ter acesso à pausa de 60 dias no pagamento de parcelas de crédito junto aos bancos. O setor de comércio e serviços (mais de 5 milhões de negócios no país) enviaram uma carta ao Banco Central reclamando do aumento de juros do crédito para as empresas. Nesse cenário, o que empresas e pessoas físicas podem fazer? O advogado Márcio Casado indica o caminho e as providências.
BNDES anuncia novas medidas de combate aos impactos da covid-19
8 de jun. de 2020
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, suspendeu, até dezembro, o pagamento dos financiamentos que estados, municípios e o Distrito Federal fizeram com o banco. Pequenas e médias empresas também foram beneficiadas. Segundo o BNDES, as medidas emergenciais tomadas para combater a crise gerada pela pandemia superam os 130 bilhões de reais.A taxa de juros do cheque especial está acima de 300% ao ano. É a modalidade de crédito mais cara para as famílias. Por isso, o Conselho Monetário Nacional (CMN) limitou os juros do cheque especial e criou uma tarifa.
A partir de 6 de janeiro, os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano, um patamar ainda muito elevado.
Aqui nosso âncora Miguel de Oliveira, que durante muito tempo alertou o consumidor e cobrou uma redução dos elevados juros do cheque especial, apresenta sua avaliação, orienta e tira dúvidas sobre essa medida.
Série Cuidando do seu bolso: um raio x de endividados no país
2020 mal começou e já tem gente pensando na lista de contas que é ainda maior neste período: material escolar, IPTU, IPVA… E por aí vai. Com tantos gastos extras, quem não se programou pode acabar se endividando. Mas, que tal aproveitar justamente essa época para mudar a forma como você usa o dinheiro? A partir de hoje, o Repórter Brasil exibe uma série de reportagens sobre educação financeira. Vamos mostrar a importância do equilíbrio emocional para ter as finanças em dia. Como você deve agir se estiver endividado. Também vamos falar sobre a relação das crianças com o dinheiro e onde buscar informação para cuidar do seu bolso.
Juros ao consumidor caem na média para 114,11% ao ano em novembro e continuam muito elevados
Pesquisa de Utilização de 13º Salário
24 de nov. de 2019
Bolsonaro entrega pacote de medidas econômicas “Plano Mais Brasil”
A desigualdade social aumentou no país, no ano passado, se comparada com dados de 2012. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada hoje, pelo IBGE.
16 de out. de 2019