Nosso âncora Miguel de Oliveira realizou na Anefac, durante o mês de outubro de 2019, a pesquisa de utilização do 13º salário junto a 1.130 consumidores de todas as classes sociais. O objetivo dessa pesquisa foi apurar como os consumidores devem utilizar os recursos recebidos do seu 13º salário que será pago nos dias 30 de novembro (1ª parcela) e 20 de dezembro (2ª parcela).
A pesquisa foi dividida em 06 partes sendo:
Parte I – Identificação dos principais itens de gastos do 13º salário;
Parte II – Abertura do principal item de gastos – pagamento de dívidas a fim de identificar a composição dos mesmos:
Parte III – Abertura do segundo item de gastos – compras do natal a fim de identificar a composição e a intenção de gastos;
Parte IV – Intenção de gastos em valores – quanto o consumidor pretende gastar com suas compras de natal;
- Assim, como ocorreu nos anos anteriores, a grande maioria dos consumidores (87%) pretendem utilizar o 13º para o pagamento de dívidas já contraídas (aumento de 1,16% sobre 2018). Isto demonstra que a redução da atividade econômica, desemprego maior, taxas de juros elevadas aumentaram o endividamento dos consumidores.
- Houve igualmente uma redução no percentual de consumidores que pretendem poupar parte do que sobrará de seu 13º salário para as despesas de começo do ano, redução de 33,33% sobre 2018. Isto se deve ao fato de que com o maior endividamento das famílias a maior parte destes recursos serão destinados ao pagamento de dívidas, o que reduz o volume de recursos que sobram para aplicações financeiras.
- Como vem ocorrendo todos os anos, a grande parte dos consumidores (94%) têm dívidas contraídas no cheque especial e no cartão de crédito e pretendem utilizar os recursos do 13º salário para regularizar essas dívidas.
- O cartão de crédito é a linha de crédito com maior peso na composição das dívidas em aberto dos consumidores, tendo atingido em 2019, 49% do total (mesmo percentual de 2018) contra 45% do cheque especial, (mesmo percentual de 2018).
Para receber a íntegra da pesquisa, envie seu pedido para ideia@vidaeconomica.com.br
Veja a seção de video do Vida Econômica.