Todas as linhas de crédito tiveram suas taxas de juros elevadas
A pesquisa de juros da Anefac demonstra que as taxas de juros das operações de crédito continuam a ser elevadas em setembro. A taxa média geral de juros ao consumidor subiu de 6,90% ao mês (122,71% ao ano) em agosto para 6,93% ao mês (123,46% ao ano) em setembro, sendo esta a maior taxa de juros desde agosto de 2018.
Realizada pelo nosso âncora Miguel Ribeiro de Oliveira, a pesquisa de juros demonstra que todas as linhas de crédito tiveram suas taxas de juros elevadas no mês de setembro.
Primeiro lugar no ranking dos juros elevados ao consumidor, o cartão de crédito aumentou de 14,30% ao mês em agosto para 14,36% (400,37% ao ano) em setembro.
Confira o aumento dos juros ao consumidor das linhas de credito.
Empresa
A taxa média dos juros cobrados da pessoa jurídica subiu de 3,99% (59,92% ao ano) em agosto para 4,02% (60,47% ao ano) em setembro.
Primeiro lugar no ranking, a taxa de juros da Conta Garantida subiu de 7,94% (159,14% ao ano) em agosto para 7,97% (150,98% ao ano) em setembro. Confira o aumento dos juros das linhas de crédito.
As elevações das taxas de juros em setembro podem ser atribuídas aos seguintes fatores:
* Expectativas com a provável elevação dos índices de inadimplência por conta dos fatores abaixo;
* Desemprego elevado;
*Inflação elevada e seus efeitos na renda;
* Endividamento elevado;
Perspectivas
Tendo em vista o cenário econômico com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência, a tendência é de que as taxas de juros das operações de crédito continuem sendo elevadas nos próximos meses.